O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, vem enfrentando um momento muito conturbado em seu governo na capital maranhense, atacado pela sua má gestão de setores tidos como essenciais e falta de habilidade para lidar com os movimentos grevista no transporte público, agora começa a se movimentar em busca apoio político para as eleições de 2024.
Como forma de conseguir apoio, Braide decidiu lotear o seu governo em busca de alianças. Para conseguir o apoio do partido Republicanos, Braide ofereceu ao Deputado Federal Aluísio Mendes o controle da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que é a pasta com o maior orçamento na prefeitura.
Vale lembrar que em novembro do ano passado, o prefeito já havia negociado o apoio do Republicanos com o também deputado federal Cléber Verde, entregando o comando da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (SEMDEL). No entanto, o partido mudou de direção a nível estadual e não chancelou o acordo selado pelo presidente anterior.
Apesar de já ter sido eleito, o prefeito está completamente isolado, sem nenhum apoio político de grande expressão a nível federal e estadual, tendo apenas três vereadores em sua base na Câmara e seu irmão o Deputado Estadual Fernando Braide. Isso o deixa inseguro para o projeto de reeleição, que fica cada vez mais difícil.
Mesmo sendo filiado ao PSD, Eduardo Braide não tem certeza de que o partido continuará sob seu controle em São Luís, uma vez que a Senadora Eliziane Gama ingressou na legenda e o as conjunturas politicas mostram que existe a real possibilidade de que a senadora tome o controle da legenda a qualquer momento.
Mas nada do que vem acontecendo pode ser considerado surpresa para Braide, pois tudo que vem acontecendo politicamente em seu governo é fruto do isolamento que ele mesmo plantou nestes quase 3 anos de governo, o que irá dificultar seus planos de reeleição para 2024.
Comente usando o Facebook