A partir desta terça-feira (13/5), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a notificar aposentados e pensionistas que podem ter sido vítimas de descontos associativos indevidos em seus benefícios.
As notificações serão enviadas exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, informando os valores descontados e as entidades envolvidas. Os beneficiários deverão indicar, dentro da plataforma, se autorizaram ou não tais descontos.
O INSS alerta para tentativas de golpe: nenhuma comunicação será feita por telefone, mensagens de texto ou WhatsApp. O único canal oficial será o aplicativo.
Com base nas respostas dos beneficiários, o INSS buscará ressarcimento dos valores cobrados indevidamente, podendo acionar judicialmente as entidades envolvidas. Aqueles que identificarem descontos não autorizados poderão solicitar a devolução dos valores a partir de quarta-feira (14/5), também pelo aplicativo Meu INSS.
A iniciativa faz parte das medidas tomadas após investigações da Polícia Federal, que identificaram fraudes em descontos aplicados em aposentadorias e pensões. Na semana passada, o INSS já havia notificado segurados que não tiveram nenhum tipo de desconto associativo registrado em seus históricos.
Comente usando o Facebook