A Prefeitura de Fernando Falcão-MA assinou, no primeiro dia útil de 2025, contratos que somam R$ 3.010.934,10 com o Posto Cavalcante para o fornecimento de combustíveis e lubrificantes. O alto valor, associado às relações familiares dos proprietários do posto com integrantes da gestão municipal, reacende o debate sobre transparência e possível favorecimento em contratos públicos.
Detalhamento dos Contratos
Os contratos, que têm vigência até 31 de dezembro de 2025, serão financiados com recursos de diferentes fundos públicos, como o Fundeb, o Fundo Municipal de Saúde e o Fundo Municipal de Assistência Social. Os valores foram divididos entre:
- R$ 1.049.047,10 e R$ 1.141.491,20: Assinados pela prefeita Raimunda do Josemar, reconduzida ao cargo em 2025.
- R$ 763.619,00: Assinado pela secretária de Saúde, Maria Relma Santos Ferreira.
- R$ 56.776,80: Assinado por Sueili Almeida dos Reis, filha da prefeita e secretária de Assistência Social.
Os recursos serão destinados à aquisição de gasolina, óleo diesel S10 e lubrificantes para suprir a demanda de veículos das secretarias municipais.
Relação Familiar e Suspeitas de Favorecimento
O Posto Cavalcante, localizado no Centro de Fernando Falcão, está registrado em nome de Eli Célio Ferreira Cavalcante e Rosa Ferreira Cavalcante, mãe e irmão do ex-prefeito Adailto Cavalcante, atual coordenador de convênios e assuntos políticos do município. Além disso, o fiscal do contrato é José Ferreira de Sousa Neto, genro de Adailto.
Essa rede de vínculos familiares reforça as suspeitas de que os contratos podem estar sendo usados para beneficiar diretamente aliados políticos e familiares da administração municipal.
Histórico de Contratos com o Posto Cavalcante
O envolvimento do Posto Cavalcante em contratos de grande valor não é novidade. Em 2024, a mesma empresa foi beneficiada com licitações milionárias. Documentos oficiais revelam que o padrão de altos valores vem desde a gestão do ex-prefeito Adailto Cavalcante.
Em 2020, um contrato assinado pelo então prefeito Adailto, no valor de R$ 1.431.655,00, teve como responsáveis pela licitação Gilmar Maciel Ribeiro, Diego Melo da Silva e Anovalda Chaves Freitas. O contrato, também firmado com a Cavalcante e Cia Ltda, foi utilizado como base para várias denúncias de irregularidades.
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