Com o recente sucesso de deputados estaduais em eleições municipais no Maranhão, a Assembleia Legislativa do estado passará por uma renovação em sua composição a partir de 2025. As cadeiras de Roberto Costa (MDB), Rafael Leitoa (PSB) e Juscelino Marreca (PRD) serão ocupadas por suplentes após suas vitórias como prefeitos em Bacabal, Timon e Santa Luzia, respectivamente. Além desses, a possibilidade de mais uma troca depende da disputa eleitoral em Imperatriz, onde o deputado estadual Rildo Amaral (PP) está no segundo turno.
As substituições confirmadas
- Roberto Costa (MDB), eleito prefeito de Bacabal, será substituído por Keké Teixeira na Assembleia.
- Juscelino Marreca (PRD), futuro prefeito de Santa Luzia, cederá sua vaga para João Batista Segundo.
- Rafael Leitoa (PSB), que assumirá a prefeitura de Timon, dará lugar a Edson Araújo.
Expectativa em Imperatriz
Rildo Amaral, que disputa o segundo turno pela prefeitura de Imperatriz, que lidera com larga vantagem, poderá se tornar o quarto deputado estadual a deixar a Assembleia caso saia vitorioso. Neste cenário, Catulé Júnior, de Caxias, suplente pelo Progressistas e ex-secretário de turismo, assumirá a cadeira.
Câmara Federal também com novo nome em 2025
Na esfera federal, Ivan Júnior (União Brasil) assumirá a vaga de deputado na Câmara dos Deputados em janeiro, substituindo Dr. Benjamin, eleito prefeito de Açailândia. Com o atual ministro das Comunicações, Juscelino Filho, ainda licenciado, Ivan, como segundo suplente, terá a oportunidade de representar o Maranhão em Brasília.
Essas mudanças sinalizam uma nova fase de renovação e articulação política no Maranhão, marcando uma reestruturação que afetará tanto o Legislativo estadual quanto o federal a partir do próximo ano.
Comente usando o Facebook